Conteúdo Evergreen ou Pontual?

Conteúdo Evergreen ou Pontual?

Há basicamente dois tipos de Conteúdo: Evergreen ou Pontual.

Todo Produtor de Conteúdo deveria ter ambos em seu Planejamento de Conteúdo, porque cada um deles pode ser utilizado estrategicamente. Entenda porque.

Conteúdo Evergreen

O Conteúdo Evergreen como a própria tradução sugere, é um conteúdo “não perecível”. Ou seja, cuja importância ou pertinência não está relacionada ao período em que é publicado ou a algum fato casual ou sazonal.

É geralmente o tipo de Conteúdo mais importante de um Blog, porque está relacionado (ou deveria estar) às palavras-chave pertinentes ao negócio do site e tem capacidade de atrair o tipo de tráfego certo para ele.

Por exemplo, este Conteúdo para mim é um Evergreen. Porque o tema principal do meu site versa sobre Produção de Conteúdo.

Então, com esse conteúdo, pretendo atrair pessoas que já tem interesse por esse tema: seja porque já produzem conteúdo de alguma maneira mas querem se aprimorar, seja porque gostariam de fazê-lo, ou ainda não sabem se deveriam e querem entender melhor.

Todos esses perfis me interessam e esse conteúdo eu poderia ter publicado a qualquer época do ano, sem perda de relevância para o meu negócio.

Conteúdo Pontual

O Conteúdo Pontual, chamado também de “Noticioso” por alguns profissionais está sempre atrelado a algum tema factual como por exemplo: uma notícia, uma época do ano (sazonalidade) ou um evento (promoção ou campanha).

Visando atrair mais tráfego para o meu site, talvez de pessoas de um perfil um pouco diferente do tradicional, eu posso produzir conteúdos “pegando carona” em algum assunto que seja um “trend topic”.

Por exemplo, eu poderia produzir um conteúdo com o título “Tempos de Pandemia: produza conteúdos motivacionais ou inspiracionais para se aproximar do seu público.”

Este conteúdo será relevante enquanto durar a Pandemia. Mas depois de passado o evento, provavelmente o interesse por ele expirará.

Para esse tipo de conteúdo de oportunidade, você tem de acompanhar sempre as notícias que possam atingir ou ter correlação com o seu mercado e agir rápido, porque não se trata de um material planejado.

É um conteúdo de reação a um determinado evento.

Já com relação à Sazonalidade cujo exemplo mais básico tem a ver com datas do varejo (Dia das Mães, Férias, Black Friday, etc), já é possível planejar com antecedência o conteúdo e alocá-lo em seu calendário de publicações.

Idem para conteúdos relacionados a Eventos ou Campanhas. Um bom exemplo deste tipo de conteúdo é o “mês de aniversário” de uma determinada empresa (muito utilizado no varejo), em que ocorrem várias ações promocionais dirigidas aos clientes.

Como você já sabe antecipadamente quando elas ocorrerão, tem como programar o conteúdo previamente em seu calendário.

Conclusão

Agora que já conhece os tipos de Conteúdo, saiba que o ideal é sempre mesclar esses tipos para manter o interesse da sua audiência ou atrair novos visitantes para o seu site ou blog.

Para os Evergreen recomendo que se antecipe e tenha conteúdos “coringa” já previamente produzidos para ter o que publicar, caso costume publicar com frequência regular.

Mesmo para os Pontuais que tem data definida, antecipe-se se puder.

Mas mantenha-se sempre atento às notícias inesperadas, com potencial para afetar ou correlacionar com seus produtos ou serviços.

É sempre uma oportunidade muito interessante de gerar conteúdos com grande potencial de atrair visitantes.