A resposta mais acertada a essa pergunta sobre se você deveria escrever para visitantes ou mecanismos de busca (robôs) é: você deveria escrever para ambos!

Mas se tiver de privilegiar algum público, não hesite: visitantes humanos são sempre a prioridade.

Se você for capaz de gerar um conteúdo de qualidade, que possa ser considerado relevante para uma determinada palavra-chave, em algum momento será encontrado pelos robôs dos buscadores.

Por outro lado, se abusar das técnicas de SEO, beirando ou cometendo “black hat” para tentar compensar um conteúdo fraco, cuidado.

Os algoritmos dos buscadores hoje estão muito mais sofisticados. São capazes de identificar esse comportamento e podem até “punir” quem os pratica com perda de posições ou exclusão de sua visibilidade em resultados de busca.

Mas se posso escrever conteúdos pensando apenas em visitantes, por que adotar técnicas de SEO?

Simplesmente porque elas podem potencializar e acelerar substancialmente os seus esforços de otimização.

Vantagens de Produzir Conteúdo para Visitantes e Mecanismos de Busca

Se você não observa as técnicas de táticas de SEO, precisará investir mais tempo e dinheiro na divulgação do seu conteúdo para geração de tráfego para o seu site.

Caso ainda não possua um grande número de seguidores em redes sociais, por exemplo, fatalmente terá de recorrer aos anúncios patrocinados para divulgar o seu conteúdo online.

E é custoso depender de tráfego pago em tempo integral. E ver que ele cai substancialmente quando decidir interromper ou encerrar o fluxo de anúncios.

Em contrapartida, se você consegue desenvolver um “ativo” de resultados organicamente ranqueados nos buscadores, pode equilibrar saudavelmente seus esforços entre geração de tráfego pago x orgânico.

Isso não quer dizer que deva parar de investir em publicidade e direcionar todo o orçamento para SEO, ok?

Estudos apontam que os melhores resultados são obtidos pela combinação desses esforços.

Isso é algo fácil de comprovar. As grandes empresas sempre anunciam para as suas principais palavras-chave, mesmo que já tenham resultados orgânicos (por muitas vezes mais de um) bem posicionados para as mesmas palavras.

É uma forma eficiente de ocupar o espaço do concorrente, entendeu?

Conclusão

O melhor dos mundos é Escrever (Produzir Conteúdo) otimizado tanto para visitantes humanos quanto para buscadores de mecanismos de pesquisa.

Você pode aprender a como fazer isso, produzindo conteúdos em um site desenvolvido em plataforma WordPress (que é a melhor escolha para esse objetivo – saiba porque clicando no link).

Há vários cursos, dicas e tutoriais ensinando como fazer. E não é complexo aprender os princípios básicos.

Embora seja preciso dedicação e aprimoramento constante para obter resultados substanciais.

Agora, se preferir contratar uma Consultoria justamente especializada na produção de conteúdo em WordPress para SEO, que possa produzir conteúdo sob demanda ou então treinar seus colaboradores para essa função, contate-nos.