Se você deseja realmente mandar bem na Redação Web e ter resultados efetivos num curto espaço de tempo, a resposta é: você deve redigir para ambos – pessoas e robôs.

Mas se não tiver a menor ideia de como fazer isso, nem puder contratar alguém que faça por você, escolha privilegiar pessoas.

Se você for capaz de gerar um conteúdo de qualidade, realmente relevante sobre um determinado tema, que ajude as pessoas a solucionarem um problema, ainda que desconheça todas as técnicas de SEO, em algum momento (vai demorar um pouco mais), você será encontrado pelos robôs dos buscadores.

Porque as pessoas vão começar a compartilhar o seu conteúdo para outras e os buscadores acabarão descobrindo e seguindo esses links.

Afinal o DNA essencial do Google é trazer resultados úteis para as pessoas.

Por outro lado, se quiser acelerar e potencializar o seu esforço de produção de conteúdo, visando obter tráfego orgânico qualificado, você deve lançar mão de todas as técnicas e recursos para se tornar rapidamente visível e atraente também para os robôs dos buscadores.

Na redação web, gosto de escrever para pessoas, mas não dá pra desprezar os robôs

Por formação, sou publicitária raiz, da escola analógica. E um dos tipos de título que eu mais gostava era o que utilizava os “teasers”.

Um teaser é um título enigmático, cujo objetivo é justamente despertar o interesse do público-alvo a que se destina. E daí que obviamente nunca se entregava nada no título.

Você tinha de ler o texto do anúncio (que às vezes só apareceria no jornal do dia seguinte) para saciar a sua curiosidade.

O interessante é que isso ainda é um recurso bem válido no Copywriting, porque atiça um gatilho de Neuromarketing, mas isso é assunto para outro artigo.

Um pouco de “techniquês”

Do ponto de vista do conteúdo otimizado para SEO, você já teria errado logo de cara. Porque a sua palavra-chave já deveria aparecer no seu título, preferencialmente logo no início dele e ainda ser repetida no primeiro parágrafo para que um texto comece a ser considerado relevante para uma determinada palavra-chave.

Aliás adivinha qual é a palavra-chave deste texto? Reparou que o termo “Redação Web” aparece no início do meu título e no primeiro parágrafo do texto? Elementar meu caro Watson.

O ideal é você tentar fazer isso de uma forma que não fique muito repetitiva para as pessoas, porque para os robôs a repetição estaria show de bola.

Depois você ainda vai precisar repetir a palavra-chave em sub-títulos (do tipo H2, H3…), distribuir de forma equilibrada ao longo do texto (na densidade correta), utilizar em textos alt de imagens e vídeos, utilizar ainda palavras similares à sua palavra-chave (para possibilitar ser encontrado pelas pessoas que não vão buscar exatamente o seu termo, mas sim outros similares) e utilizar também na sugestão da composição da sua SERP (o texto do resultado que aparece no Google) em ferramentas de auditoria SEO Onpage como o Yoast, por exemplo.

E olha que estou relacionando apenas as técnicas envolvendo o uso da palavra-chave no texto. Tem uma série de outras técnicas que você tem de observar para otimizar o seu conteúdo.

Por que desenvolver conteúdo otimizado para SEO?

A grande vantagem de atender tanto pessoas quanto robôs, é poder indexar quase que imediatamente o seu novo conteúdo e posteriormente melhorar o ranqueamento do seu resultado.

Indexar significa fazer parte do Index de conteúdo do Google. Já ranquear significa melhorar a posição em que o seu resultado aparece listado nas páginas de resultados da pesquisa (a famigerada busca pela primeira página do Google).

Se você já adotou práticas de otimização onpage do seu site, provavelmente já submeteu um arquivo “robot.txt” do seu site ao Google. Então, deve já receber visitas periódicas dos robôs em busca de novos conteúdos.

Mas dá pra reforçar isso manualmente inserindo links de conteúdos anteriores já indexados e bem ranqueados, apontado para o conteúdo novo. Ou então adicionando o novo conteúdo manualmente no Google Search Console (a ferramenta do Google para desenvolvedores).

E aí a mágica acontece, usando a Redação Web

Com o tempo, você vai construindo um ativo de conteúdos bem ranqueados no Google, que vão trazer continuamente tráfego qualificado para o seu site, de forma gratuita.

Afinal, nada melhor do que aparecer para o seu público, no momento em que ele está buscando uma solução que você oferece!

Seus conteúdos vão também conferir mais Autoridade e credibilidade a você como fornecedor de soluções (sejam produtos ou serviços), junto ao seu público-alvo.

Afinal entre ofertas comerciais semelhantes, você acaba optando pelo fornecedor que parece ser mais qualificado, não é mesmo?

E você ainda vai poder equilibrar melhor o seu budget (orçamento de marketing). Porque não precisará ficar refém de investimento em tráfego pago (publicidade paga em buscadores ou redes sociais) para conseguir gerar tráfego para o seu site.

Claro que uma coisa não substitui a outra. Isso porque o ideal é sempre aparecer em destaque para as buscas de palavras-chaves relevantes para o seu negócio.

Já pensou se você conseguir aparecer com um anúncio e mais dois resultados orgânicos nas posições iniciais da primeira página? Menos espaço para o seu concorrente. #ficaadica

Conclusão da Produção de Conteúdo Otimizado

Já que você vai se esforçar para produzir conteúdo web (não deixe de fazer isso pela sua marca ou empresa) faça da melhor forma para potencializar o seu esforço.

Eu apenas arranhei a superfície das técnicas de otimização onpage. Existem várias outras que podem ser aprendidas e aplicadas, mesmo por quem não conheça código ou programação.

A Web está repleta de videoaulas e tutoriais gratuitos ensinando a fazer isso. Tem ótimo cursos pagos pra colocar tudo isso em prática. Ou você ainda pode contratar um profissional especializado para fazer isso por você.

Tudo vai depender da sua disponibilidade e dedicação pessoal (porque a produção de conteúdo deve ser preferencialmente constante e frequente), da sua urgência em obter resultados e do seu orçamento.

Mas invista em conteúdo, em redação web, da forma que puder. Garanto que não vai se arrepender.